Tortellini caseiro com ricota e espinafre

Hoje acordei me sentindo italiana! Eu mesma não tenho essa origem, mas meu estômago definitivamente tem um pezinho lá!

Por sorte meu pai e sua esposa estão passando as férias em Milão e hospedados na casa de uma típica italiana! Bastou uma troca de mensagens para eu estar com a receita na mão!

Agora vamos ao fatos: da trabalho, muito trabalho… Não recomendo tentar a receita sem uma maquina de abrir a massa, muito menos se você estiver de TPM.  Eu fiz duplamente errado! Abri a massa no rolo e com a TPM a flor da pele!

No fim deu certo e ficou delicioso! Me senti uma verdadeira Mama italiana! Até o mau humor passou!

Ingredientes:

Massa:

600 gramas de farinha

6 ovos

sal a gosto

Recheio

200 gramas de ricota

1 maço de espinafre

50 gramas de parmesão ralado

Noz moscada

Modo de preparo:

Disponha a farinha sobre uma bancada limpa deixando um buraco no meio, como um pequeno vulcão. Quebre os ovos sobre este buraco e coloque o sal.

IMG_4320

Com ajuda de um garfo, você deve ir batendo o ovo e misturando gradativamente com a farinha.

IMG_4319 IMG_4318

Até o ponto que não de mais para bater com o garfo. Ai é hora de gastar os bracinhos e sovar com as mãos. Sove a massa por 15 a 20 minutos, até estar homogênea e lisa. Reserve em um recipiente por 20 minutos.

IMG_4317

Cozinhe o espinafre e deixe esfriar. Com ajuda de um processador esmigalhe o espinafre e a ricota,  acrescente o parmesão ralado e a noz moscada. Reserve.

Agora é a hora: abrir a massa!!

Caso você cometa a mesma loucura que eu, a dica é: abra a massa aos pouquinhos, é mais fácil. Quanto mais fininha você conseguir deixar a massa, melhor.

PS: Esse braço peludinho é do santo do maridão!

IMG_4304

Após aberta corte a mesma em quadrados de aproximadamente 4×4 cm.

IMG_4306

Para montar o tortellini, coloque um pouco de recheio no centro, dobre ao meio formando um triângulo e feche as beiradinhas com ajuda de um garfo,  por fim junte as pontinhas do triângulo em cima formando um chapéuzinho.

IMG_4316 IMG_4315 IMG_4313 IMG_4312 IMG_4311

IMG_4308

Agora é só colocar na água fervendo, esperar eles subirem (tipo nhoque). Depois que subirem deixe eles cozinhando mais uns 3 minutos.

Faça o molho de sua preferência para acompanhar! Meu favorito é o de tomate pelato!

IMG_4309

Rende 3 a 4 porções. O importante é manter a proporção de 1 ovo para cada 100 gramas de farinha!

Deixe um comentário

