Nhoque de batata com molho de tomate

Nhoque para mim é receita da minha avó! Infelizmente ela já se foi, e eu muito nova não aprendi a receita do nhoque! Para a minha sorte, minha Tia Milene, sempre trocava receitas com a minha avó, e bastou um telefonema para eu retomar esse gostinho dos domingos da minha infância! O nhoque é da minha avó, mas o molho é meu com grande influencia do meu pai!

Vamos lá!

Ingredientes:

Massa:

6 batatas médias a grandes

1/2 xícara de farinha de trigo (talvez um pouco mais)

1 gema de ovo

Sal a gosto

Molho:

2 latas de tomate pelato

1 cebola

1 dente de alho

Noz moscada a gosto

Pimenta do reino a gosto

Orégano a gosto

Sal a gosto

Um splash de ketchup (uma colher de sopa mais ou menos)

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas já sem casca até estarem macias. Espremer as batatas com o espremedor o esperar esfriar:

foto 1(1)     foto 2(1)

Uma vez frias acrescentar a gema de ovo, o sal e a farinha, aos poucos.

(A respeito da farinha, eu disse 1/2 xícara, um pouco mais talvez por que o ideal mesmo é quando a massa dá aquela liga, não está dura demais, mas também não está melecando de mais a mão. Isso tudo depende do tamanho das batatas que foram usadas)

Misturar tudo com as mãos:

foto 3(1)

Quando a massa estiver no ponto, polvilhe a bancada com farinha, fazer pequenos rolinhos e cortar com a faca do tamanho do nhoque desejado. (Sempre que necessário colocar mais farinha):

foto 4(1)   foto 5(1)

Agora vamos fazer o molho! Vale lembrar que o molho deve estar pronto antes de cozinhar o nhoque para ele não grudar!

Para o molho refogue a cebola, o alho, o sal, o orégano, a noz moscada e a pimenta do reino em um fio de azeite. Quando cozidos, acrescentar o tomate pelato. Com ajuda de um garfo ou qualquer acessorio que julgar útil, esprema os tomates. Acrescente o splash de kutchup e deixe ferver. Separe.

foto 2

Em uma panela grande coloque água para ferver e acrescente sal na água.

Neste ponto vale uma ressalva! Eu e meu marido temos uma grande divergencia ao que configura fervura!! Ele é engenheiro químico, e ao ver uma mini bolhinha no fundo da panela já acha que está fervendo! NÃO!!! Por favor, esperem as grandes borbolhas na água para colocar o nhoque la dentro!

A regra para o ponto do nhoque é clara: colocou ele na água, ele vai afundar, quando subir está pronto! Retire o nhoque da panela com ajuda de uma escumadeira e já coloque na travessa que vai servir.

foto 4   foto 3

Alternar uma camada de nhoque e outra de molho. Finalizar com o molho e acrescentar queijo parmesão ralado.

foto 1

Forno médio por 30 min ou até dar aquela borbulhada gostosa no molho! Vinho tinto acompanha muito bem!

foto

Rende 4 porções! (aqui em casa rendeu 3, mas neste momento tem um marido morto no sofá)

 

Um pensamento sobre “Nhoque de batata com molho de tomate

Deixe um comentário

